Skip to content

Novo começo!

Desta vez é certo, vou recomeçar o meu blog!

Vou começar por dizer que finalmente tenho fibra e então posso começar com os meus projetos sonho mais pesados:

  • Servidor de multimedia para poder ver os meus filmes/séries e animes.
  • Pi-hole (ad-blocker a nivel de dns)
  • vpn para aceder a rede de casa sem problemas
  • servidor home assistant para controlar algumas coisas da casa e poder ver cameras de segurança
  • servidores de jogo

Destes projetos, já uso o pi-hole à bastante tempo e recomendo a qualquer um usar para se ver livre da publicidade, para quem pensa que o adblocker do browser chega depois de experimentar os dois ao mesmo tempo vai se esquecer do que é isso, só que não porque infelizmente há sites que bloqueiam o uso deles mas! há sites com antiadblockers que o pihole neutraliza ou seja muito bom!

O servidor de multimédia ainda estou a experimentar mas acho que encontrei uma solução indicada para quem não quer rachar a cabeça muitas vezes, chama-se plexguide, usa docker e traefik para fazer a gestão de tudo, tem auto installer para plex, radarr, sonarr, jackett, you name it! Acabei por refazer quase as minhas VMs todas porque o meu velhinho vestacp e que estava fazer de reverse proxy e infelizmente configurar o plexguide para usar o vestacp como meio de ligação à interweebs era um pain in the ass tremendo, agora até este blog é gerido pelo plexguide, o meu setup consiste num container no meu proxmox com o plexguide instalado e um zfs pool com 3TB (para já) em mountpoint para guardar tudo. No plexguide em si tenho radarr para filmes, sonarr para series e animes, ombi para pedir filmes através do plex, deluge para sacar as “isos”, portainer para gerir o docker e o jackett para gerir os indexers. Para já está a funcionar bem mas ainda me estou a habituar ao plex (kodi fanboy).

A vpn também já a tinha algum tempo mas ainda não lhe dei uso, o motivo seria para consertar algo remotamente visto que há coisas que não exponho há net.

Servidor home assistant, este já tentei mas como ainda não tinha fibra não foi avante, desta vez vai! Achei um pouco confuso configurar tudo e parece que vai dar trabalho especialmente coisas custom como WOL+alexa (usando fauxmo) e etc. As cameras de casa também vão dar trabalho visto que são RPI0w com rpi cams com o motioneyeos, já consegui a meter a funcionar mas achei com muito lag, queria arranjar maneira de fazer com motion detection mas que o workload fosse feito nos meu server não no RPI tenho que continuar a procurar!

Servidores de jogo para já apenas de minecraft e mais algo onde se use regularmente domínios em vez de IPs, visto que a fibra meo não tem IP fixo e usar IP dinâmico em servidores csgo é uma treta para o pessoal guardar e voltar ao servidor.

Possíveis novos projetos??? Hummmm não sei ainda, já pensei em fazer de novo o meu TOR relay e ajudar a rede (e ganhar outra tshirt shame) mas estando isto em casa não sei que possíveis problemas possa ter mesmo sendo apenas um middle node, de resto não tenho mais ideias. Fazer por fazer já não me interessa muito visto que já não tenho o tempo que tinha, quero coisas úteis!

Para o futuro do blog vou continuar a postar sobre os meus projetos DIY e descobertas interessantes que ache relevantes partilhar (por exemplo o plexguide).

 

Published inNews

Be First to Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.